Por Aline Romero/ Fotógrafa
Por amor à fotografia e amor à arte considero a simplicidade da Lomografia uma forma incrível de expressão visual, um certo ar lúdico que fica claro nas imagens é grandioso! Comprei uma há cerca de 4 anos e achei ótimo o resultado, depois disso o interessante mesmo é descobrir como tudo isso acontece dentro da caixa preta.
Lomografia é um tipo de fenomeno produzido por uma máquina analógica de alta sensibilidade, capaz de registrar cores e movimento sem necessidade de flash e sem deformar.
As máquinas Lomo possuem lente de plástico por isso dão um aspecto artístico nas imagens. Além de tons saturados, dependendo do modelo da câmera ela explora outras formas de composição, como a Fish eye que torna circular a moldura da foto.
O efeito das cores gera todo aquele ar nostálgico, é como se objetos comuns ganhassem encanto, detalhes que passariam despercebidos ganham um novo olhar.
A regra é: liberdade. Na Lomografia não existe regras de fotometragem, enquadramento, balanço de cores e etc, a técnica brinca com a despretensão dos trabalhos, originalidade e em como tudo pode se transformar através da lente.
Há diversos tipos de equipamentos e acessórios hoje em dia, tudo depende de quais efeitos quer gerar na imagem, mas tudo começou nos anos 90, com a Lomo LC-A:
"'uma enigmática e pequena câmera Russa, negligentes, com a qual fotografavam como às cegas. Algumas vezes olhando pelo visor, eles ficaram surpresos com as alucinantes fotos que a tal câmera produzia – as cores eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam os cantos escuros nas fotos – não havia nada assim que eles haviam visto antes! '' (http://www.lomography.com.br/about)
Entre os modelos tradicionais, surgiram novas pretensões como as fotos instantâneas feitas com o modelo Diana Instant Back , desenvolvida no Japão (claro!), trabalha com o mesmo sistema das antigas polaroids. Lentes adaptáveis, como a verão Fish eye para Holga 135mm e filtros de cor que saturam determinado tom em toda imagem. Flashs com cor, flashs normais, filmes especiais, enfim, o mundo Lomo está cada vez maior e com as mais diversas formas de diversão é difícil mesmo ter só uma!
Dez mandamentos Lomo:
01- Leve sua Lomo para onde for
02 - Use-a a qualquer hora do dia ou da noite
03 - A Lomografia torna-se parte da sua vida
04 - Aproxime-se ao máximo do objeto que vai fotografar
05 - Não pense. Lomografe!
06 - Seja rápido
07 - Não precisa saber antes o que foi fotografado...
08 - ...nem depois
09 - Fotografe em qualquer ângulo
10 - Não se preocupe com nenhuma dessas regras!
Onde comprar:
http://brazil.shop.lomography.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário