Por Dani Soares/ Designer

Ele foi super simpático e abriu o coração para o pessoal do blog, e ainda deixou um super dica para quem quer seguir a carreira de estilista.
Confere aí a entrevista!!
P.S. na entrevista estava ‘fanha’ viu!!! Estava no final de uma gripe paulistana!! hehehe
CLIQUE AQUI PARA VER A ENTREVISTA NO YOUTUBE!!!!
Dani:Quem é Dudu Bertholini?
Dudu: Meu trabalho e a minha maneira de ser são as traduções mais verdadeiras de dizer quem eu sou, e tento viver as maneira mais intensa e interessante e autentica que eu posso. rs rs rs
Dani: Como você descobriu esse seu talento para a moda?
Dudu: Sempre fui mais interessado por estilo do que por moda, me interessei pela maneira de como as pessoas se comunicam através da roupa e como elas mostram quem elas são. A moda de alguma forma é um sistema de renovação permanente, que lida com os desejos das pessoas e os traduz, estilo não, ele é a moda com alma, é a tradução mais imediata daquilo que nós somos. È uma coerência daquilo que você pensa, fala, é e ,por tanto, veste.
Dani: Por que o nome Néon?
Dudu: Lembro que na época a gente trabalhava e morava com o Cléber Matheus que fazia lindas esculturas de néon, e naquele momento na minha casa parecia uma nave dos “ Star Wars”, tinha mais de vinte neons acesos ao mesmo tempo, e lembro que a Rita ( também estilista da néon) e eu, estávamos comprando tecidos no Brás no Bom Retiro e pensamos: Porque a gente não coloca o nome de Néon? Ele é claro, simples forte e iluminado como o que a gentefaz. O nosso trabalho ele é iluminado e tem essa luz e tem a simplicidade direta. A elegância da mulher da néon não é romântica ela é forte, firme com as mãos na cintura, com a boca vermelha o olho pra frente, então acho que néon traduz de alguma forma esse espírito.
Dani: Além do tropicalismo qual outro movimento ou estilo que identifica a marca?
Dudu: Eu e a Rita temos a sorte de compartilhar com uma turma de amigos criadores, temos artistas plásticos, diretores de arte, beautiful artists e são vários amigos que colaboram entre si. Nós temos uma veia tropicalista muito forte, no trabalho da Néon isso se traduz na exuberância das estampas do movimento, mas acho que por outro lado, existe uma elegância mais rigorosa no caso da néon também, então esse charme retro, que é um pouco brasileiro-francês , elementos surrealistas que sempre trazemos para as coleções, então da mesma forma que a gente tem esse movimento a tem a boca vermelha a boca com cigarro, o vermelho, preto e branco, então a força dessa mulher elegante, gráfica que determina muito nosso universo.
Dani:Qual foi a sensação no seu primeiro desfile no SPFW?
Dudu: Vou colocar dois momentos juntos. A minha estréia no SPFW foi em janeiro de 2005 uma edição de inverno, dois anos antes estava fazendo o desfile da Néon, na sala da minha casa, recebendo jornalistas e as modelos saiam da minha cozinha e do meu quarto a modelo Carol Trentini que desfilou o primeiro look da Néon. Lembro que a emoção de conseguir concretizar aquele trabalho e uma sensação bem forte que tive naquele primeiro trabalho como no desfile da SPFW é agradecer a possibilidade de ter um reconhecimento e comunicando um trabalho que amo muito e que faço com muita paixão e isso é super forte, mas a sensação de estréia no SPFW é diferente porque?
Quando estreamos dois anos antes éramos uma jóia de estilo e design no meio de grandes marcas. A responsabilidade comercial e a real necessidade que sua marca exista , fora da passarela que esteja ali, que tenha um produto, que ela participe da cadeia produtiva da moda do começo ao fim é muito maior então foi um início de realização e sensação com um enorme peso de saber o que me esperava pela frente. Hoje estamos em 2011 e falei de 2005, tudo parece que é um único espírito, as vezes eu olho pra trás e tenho essa dualidade de quanta coisa aconteceu e que parece que tudo começou. Mas foi o passo definitivo para que a Néon se tornasse uma marca e uma empresa .
Dani: Dica para quem quer seguir a carreira de estilista?
Dudu: É preciso uma mistura de perseverança com humildade, porque, primeiro você só começa aprendendo, e você aprende com quem está aí. Sempre queira saber da história de quem veio primeiro de você, se você está aqui hoje como criador que cenário possibilitou à você. Mesmo se você não conhecer a tradição e achar que cada coisa que você inventa vai achar que está inventando a roda, e não é assim. Então, respeito à hierarquia, respeito à quem veio antes e humildade para aprender, mas ao mesmo tempo perseverança para colocar sua cara para bater. Ter a humildade de ser assistente e ter em mente que você terá seu próprio trabalho, tendo garra para poder transformar o banal em especial como diz a Regina Guerreiro. A mistura da receita humildade e perseverança é uma super dica, fiquem com ela!
Dani: Gurias fica a dica!!!
Um look para o verão:
Dudu: Caftan, tenho mais de 100 no armário, gosto de fazer um verão sem calças! Mas o que é legal é a democracia em que vivemos na moda contemporânea, quem vai dizer o que já não pode ser usado. Já não existe o que é certo e errado, e isso é uma das delícias de se viver no mundo contemporâneo.
Dani: um sapato para o verão:
Dudu: meu voto é sempre para as rasteiras, porque elas combinam com o Brasil
Rapidinha com Dudu,
Signo: Libra
Cidade onde mora: São Paulo
Onde mais gosta de sair no dia: Encontrar os amigos onde quer que eles estejam
Onde mais gosta de sair na noite: Bares da rua Augusta
Peça de roupa preferida: Caftan
Dica de compra:Da Ruche e sem dívida o atelier da Néon que fica na rua campevas nº 599 em São Pulo
Comida: Nhoque
Designer ou estilista que inspira: Yves Saint Laurent
Década: 80’s
Livro: Exibita de Guy Bourdain e Pages from the Glossies de Helmut Newton
Bom, quero agradecer ao Dudu pela super disponibilidade de dar essa entrevista exclusiva para vidasemfrescura.blogspot.com
Galera espero que vocês tenham gostado, deu para ver que de jornalista estou bem longe, heheheheh
Para mais informações e atualizações:
Beijo
Dani S.
Demaisssss! :)
ResponderExcluirSó não mando bem de jornalista!! hauhauhau
ResponderExcluirMas o Dudu é super fofo!!!!
E deu uma super dica pra quem quer seguir carreira na moda!!!
Beijoo
Mto bom o post!! Dani vc esta de parabens!! adorei a entrevista e principalmente as fotos! Bjossss
ResponderExcluirDani fazendo carãaaao :) hehe O Dudu é uma personalidade incrível, sem frescuras e muito acessível, vimos isto pessoalmente quando ele veio pro Moda Insights!! Parabéns
ResponderExcluirAméééi tudo! Os looks e Dudu e as caras e bocas!
ResponderExcluirhahaha...demais mesmo.
Miga, jornalista de moda, pq não?!
Beijo da tua fazedêra de eventos preferida.
Lu Larré
Eh ventus - eventos personalizados
9823.7574
Cerimonial e assessoria
http://www.ehventus.blogspot.com
essa sessão de fotos tá um baphooo!
ResponderExcluiradorei, Dani!
Gentchyyy!!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!!!!
Beijokaassssssss
Maximo!!!!!!!! Parabéns Dani pela entrevista!!! Luxo!!!!!
ResponderExcluirAmei tudo!!!!!!!
beijão ;)
Nossaa!!!!!
ResponderExcluirMuito demais!!!
Parabéns!!!!
Beijosss Kassi