Por Mariana Reichert
marianareichert@sinos.net
Fashion dolls são bonecas na escala 1/6, a escala da boneca Barbie. Existem várias: momoko, misaki, blythe, pullip, licca e por aí vai! As mais famosas e queridinhas dos fashionostas no mundo todo são as Blythes, momokos são super populares na Ásia e possuem outfits mega estilosos, as Liccas são uma espécie de barbie japonesa, queridíssimas pelas japas, mas nao são muito estilosas de fábrica, hehehe!
O barato dessas bonecas é a produção do visual, criar uma personalidade e fotagrafá-las pelo mundo afora, É um hobby p/ quem curtem toys, moda, fotografia, arte, design e gosta de conhecer pessoas de vários lugares.
Eu coleciono blythes, momokos e liccas repro (reproduçoes de liccas super antigas).
As blythes são as bonecas da cabeça gigante, queridas das colecionadoras, é uma febre mundial, através delas conheci e fiz amigos virtuas no mundo: Japão, Coréia, China, Espanha, Reino Unido, USA, Argentina, Canada, Taiwan, Tailandia e por aí vai. Exite um intercâmbio enorme, trocas de bonecas, compras de acessórios, custom service... Sábado recebi uma blythe da Tailandia, agora espero o retorno de uma blythe que envie para China p/ custom. Existem encontros nacionais de blytheiras, encontros regionais... Aqui no RS temos algumas colecionadoras, no Brasil acho que temos colecionadoras em quase todos os estados.
Resumindo a Blythe foi lançada em 1972 p/ crianças, só que ela nao agradou pais de crianças e saiu logo de circulação, pois acharam ela assustadora com aquela cabeça enorme e os olhos que mudam de cor e posição. Depois, em 1997, se nao me engano, Gina Garan uma produtora de Tv e video encontrou essas blythes, resumindo ela passou a fotografar a boneca por aí e publicou um livro "This is Blythe". A partir daí a boneca estourou, e adultos no mundo todo passaram a cultuá-la. A blythe foi relançada pela Takara do Japão em 2001 e se tornou sucesso mundial, queridissima por pessoas mais antenadas, que curtem arte, moda, toy arte, midia... A blythe é brinquedo de adulto, existe um mercado imenso so com itens p/ ela, desde designer, mobialiário, customizadores (transformam uma blythe original e uma doll única no mundo), acessorios p/ custom, ihhh nem sei mta coisa...
Algumas imagens:
Momokos
Trio de Neo Liccas
Blythes customizadas
Como uma modelo virtual, a Blythe tem encontrado entre os fãs importantes casas de design, incluindo John Galliano, Prada, Gucci, Vivienne Westwood, Issey Miyake, Versace, Sonia Rykiel, e muitos outros. Gina documentou alguns desses desenhos na revista mensal de página inteira na Vogue Nippon em 2002. Blythe também apareceu em campanhas de publicidade para a Sony Europa, Nordstrom lojas de departamento, e até em sete metros de altura em tamanho real para manequins nas vitrines da Bloomingdales.
Hoje, blythes podem ser verdadeiras fortunas, as de 1972 sao caríssimas, podem atingir 3000 dólares! Mas tem para todos os bolsos, acredito que a mais barata está em torno 75 dólares no ebay. Ah, tb existiam a blythe americanas ADG, que sairam de linha ano passado eu acho...
Aqui vc pode encontrar tudo sobre a Blythe, é um dos melhores sites brasileiros dedicado ao assunto, eu inclusive escrevo posts de moda p/ blythe:
http://www.thisisblythe.com/blythe_history.php
http://weloveblythe.com.br/historia/
http://weloveblythe.com.br/categoria/moda/
http://weloveblythe.com.br/vamos-brincar-de-casinha/
P/ comprar a boneca recomendo:
www.ebay.com
Tem até um lance das blythes viajantes, uma delas esteve uma semana aqui na modesta Campo Bom-RS, agora ela deve estar na Inglaterra. Essas dolls ficam uma semana na casa de uma colecionadora, pelo mundo todo e na bagagem vão acumulando presentes como acessórios, sapatos, roupas...!
Beijos
M.R
Aiii, Blythes!!! Eu morro por elas!!!!
ResponderExcluirrealmente quero comprar uma, foda é q é um vício mais caro q meus queridinhos esmaltes, hehehe
Aiiiiiii que lindoooooooooooooo!!!
ResponderExcluirAMEI!!!!!
beijos Kassi!
Ps: Não consigo colocar meu nome nesses comentários.. hehehehhehe
A matéria ficou demais. Amei! Obrigada por visitar o blog, mis gurizitas!
ResponderExcluir